Assinado no fim de julho, o Memorandum of Understanding (MoU) oficializa um acordo de cooperação entre a FURG e a University of Edmonton, do Canadá. O documento representa um passo importante no estreitamento dos laços acadêmicos entre ambas as instituições, além de reforçar os laços de amizade e cooperação entre os países. O acordo garante às universidades a possibilidade de trocar ideias entre si, além de enviar e receber estudantes, professores e técnicos em qualquer um dos programas oferecidos pelas academias.

Segundo informações do site oficial da universidade, a intenção da instituição é promover uma experiência de ensino e convívio diferente do que é oferecido pelas habituais universidades canadenses, uma vez que estas unidades acadêmicas promovem pouca interação entre estudantes e professores de áreas diferentes. Abordagem esta que a Concordia University of Edmonton há quase 100 anos desconstrói a partir da promoção de uma construção intelectual coletiva, criando uma cultura única de interação universitária não baseada nos interesses individuais, mas sim em um interesse maior, focado no conhecimento amplo e geral sobre diversas questões, onde todos contribuem.

As interações são tão expressivas que um estudante de administração, por exemplo, pode se formar com bases fundamentadas em história, filosofia e conhecimentos indígenas. E este é um dos diversos aspectos em que a Concordia University of Edmonton se assemelha com a FURG.

Como a própria instituição se define, a Concordia University of Edmonton, é pequena o suficiente para que cada estudante seja essencial, mas, ao mesmo tempo, expressiva o bastante para atrair a atenção global, principalmente através de sua política de internacionalização e os acordos de cooperação com diversas universidades do mundo. Ainda em tempo, a academia canadense tem como principal característica a intenção de promover a atividade prática. “Nós podemos tentar qualquer coisa. Nós podemos mudar as direções. Nós podemos ser a melhor versão de nós mesmos”, diz um dos slogans da universidade.

 

A cidade

Edmonton é a cidade capital da província de Alberta, estando próxima do famoso rio Sasketchewan, e também é o quinto maior município canadense. Além dessas atribuições, Edmonton ganhou o apelido de “a cidade festiva do Canadá”, pois representa um centro cultural efervescente, hospedando uma série de festivais ao longo do ano, sendo conhecida também por ser um dos lugares com mais parques em todo país, atingindo a marca de quase 4 mil hectares de área verde.