Apresentação

François Jacob, em sua obra, “La logique Du vivant: une histoire de le heredité 1970” descreve que “... com a célula a biologia descobriu seu átomo” e que para caracterizar a vida seria essencial que a composição e a estrutura da mesma fosse detalhada. A ciência da Bioquímica descreve em termos moleculares as estruturas, os mecanismos e os processos químicos compartilhados por todos os organismos e fornece princípios de organização subjacentes à vida em todas as suas diversas formas e princípios, referidos coletivamente como a lógica molecular da vida.

Sendo uma ciência básica, suas aplicações na compreensão de mecanismos patológicos e de processos aplicados em biotecnologia são extremamente vastos. Apesar disso, as disciplinas de Bioquímica presentes em currículos tradicionais. Isto torna o estudo das estruturas das biomoléculas e das rotas metabólicas bioquímicas parecem confusas, incompreensíveis e enfadonhas para um estudante de graduação. Os mesmos enfrentam o aprendizado do metabolismo pelos métodos tradicionais de ensino com terror.

O presente projeto tem como objetivo desenvolver material multimídia para o ensino de bioquímica através de uma abordagem diferenciada, invertendo a sequencia de eventos, aonde inicialmente são abordados os conteúdos teóricos e posteriormente a aplicação da teoria na prática. Durante décadas a bioquímica foi abordada em classe desde um ponto de vista molecular e minimalista, afastando o acadêmico da realidade a qual a bioquímica está inserida, como os processos celulares e seus efeitos na biologia celular e na fisiologia. Portanto, espera-se que ao se partir de uma situação a que todos estão acostumados a ouvir ou até mesmo vivenciar, o ensino de bioquímica possa se tronar mais prazeroso.

Neste sentido, o tema Diabetes foi selecionado para trabalhar questões bioquímicas básicas. Esta escolha não ocorreu por acaso. Este tema, inicialmente foi escolhido pois de acordo com dados da organização mundial de saúde, cerca de 250 milhões de pessoas no mundo são acometidas desta enfermidade, chegando no Brasil a cerca de 10 milhões. Portanto, a probabilidade de que os alunos já tenham ao menos ouvido falar, conhecer alguém ou até mesmo possuir esta enfermidade e portanto terem curiosidade sobre o tema é bastante grande. Além disso, o tema diabetes dá a possibilidade real de abordar qualquer conteúdo básico da bioquímica, desde a estrutura de biomoléculas até o metabolismo central.

É importante salientar que este material não tem como objetivo o ensino do tema Diabetes propriamente dito, pois não pretende abranger todos os tópicos referentes a esta enfermidade. Este tema foi selecionado como um pano de fundo para a abordagem de questões bioquímicas básicas. O desenvolvimento deste material tem como objetivo de ser um ponto de partida para o desenvolvimento posterior de novos tópicos de ensino de bioquímica e/ou modelo para o desenvolvimento de novos temas de fundo para o ensino de bioquímica.

 

Autores: 

Carlos Eduardo da Rosa,
Juliana Zomer Sandrini,
Robert Tew Boyle,
Juliano Zanette,
Regina Coimbra Rola,
Simone Rutz da Costa e
Maurício da Costa Monteiro