(Fonte: site ceamecim)

 

 

Com o objetivo de criar ferramentas de educação profissional e qualificação através de aprendizagem móvel para o setor produtivo da Aquicultura, o aplicativo AquaSaúde apresenta informações científicas sobre biossegurança e doenças infecciosas de camarões. A iniciativa é do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (DDPA/Seapi), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Centro de Investigaciones Biológicas del Noroeste.

O AquaSaúde é um aplicativo gratuito para dispositivos Android e está disponível para download na plataforma Google Play Store. A equipe do AquaSaúde está trabalhando para desenvolver outros softwares relacionados à sanidade de animais aquáticos bem como para outras áreas de interesse à Aquicultura. O desenvolvimento do software foi realizado pelo estudante Eduardo Pooch (UFCSPA), que faz parte do projeto aprovado no edital de 2016 de bolsas institucionais do CNPq.

 

(Fonte: site da FURG)

 

 

 

O curso de Biologia Evolutiva está com inscrições abertas para a terceira edição que será realizada entre os dias 6 e 10 de março, no Auditório da Genética, no Campus do Vale. Em formato de atividade de extensão, o curso destina-se a estudantes da área biológica e professores, sem pré-requisito para a inscrição que pode ser feita pelo link, até 12 de fevereiro. São oferecidas 100 vagas.

Consulte mais informações sobre o Curso

Organizado por alunos do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular, a atividade tem taxa de R$25 para os participantes selecionados. Na seleção, participantes que já tenham frequentado disciplinas sobre evolução biológica ou alguma edição anterior do curso têm prioridade.

O debate sobre a educação para a sexualidade nas escolas e em outros espaços educativos tem se acentuado, o que possibilita que a discussão atue na constituição dos sujeitos e de seus corpos, ensinando modos de ser e estar na sociedade. O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), tem buscado algumas estratégias para tal debate.

Assim, o Grupo promove o videocurso “Educação para a Sexualidade: dos currículos escolares aos espaços educativos”. O objetivo do curso é contribuir para a formação de profissionais da educação, por meio de videoaulas que tratam das temáticas de corpos, gêneros e sexualidades nas escolas e nos diversos espaços educativos. Os interessados podem se inscrever até 30 de abril, pelo site http://www.sinsc.furg.br. O videocurso será realizado de 11 de maio a 17 de agosto.

A 3ª edição do curso será realizada em parceria com a Universidade Federal Universidade Federal de Uberlândia (UFU), através do Grupo de Pesquisa Gênero, Corpo, Sexualidade (GPECS). Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , ou pelo telefone (53) 3233-6674.

 

 

banner videocurso

 

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), através da Diretoria de Extensão (Diex), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) divulga o edital que normatiza o cadastro das ações de extensão no âmbito da Universidade com ou sem previsão de captação de recursos financeiros. As propostas devem ser realizadas pelo http://sigproj1.mec.gov.br.

Os cadastros podem ser realizados até 31 de dezembro de 2017 e devem ser elaboradas conforme as áreas temáticas de extensão: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho.

Mais informações podem ser obtidas na Diex, localizada no segundo andar do Prédio das Pró-Reitoria, pelo telefone (53) 3233-6826 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Edital

 

Fonte: www.furg.br

O website do NUMEB acaba se der migrado do Joomla! 1.5.26 para o Joomla! 3.6.0.

 

 


Agora o NUMEB tem um novo canal de divulgação do material produzido! Acesse NUMEB FURG!

 

 


O IntegraFisio começou em 2013 através dos estímulos de Docentes (Dra. Marta Marques e Dr. Luiz Eduardo Nery) aos Discentes do Programa de Pós Graduação em Ciências Fisiológicas – Fisiologia Animal Comparada. A partir de então, os discentes se organizaram e começaram a reunir-se quinzenalmente para promover uma interação entre os alunos e linhas de pesquisas do programa. Diversos assuntos já foram discutidos, e na última quinta-feira (09/04/2015) recomeçaram as atividades do ‘IntegraFisio Terceira Temporada’! A visita da Jayshlyn Acevedo, bióloga formada em 2014 pela Universidade de Harvard, propiciou uma ótima hora de interação entre os alunos do programa. Ela falou sobre sua vida pessoal, sobre seu trabalho em Ecologia Comportamental de primatas, sobre a cidade de Boston, sobre a Universidade de Harvard e além disso, os alunos desfrutaram do contato direto com um Americano nativo, desenvolvendo tanto suas habilidades técnicas quanto pessoais. Visite a página do PPGCF- Fisiologia Animal Comparada http://www.ppgfac.furg.br/ e o blog do IntegraFisio http://integrafisiopos.blogspot.com.br/ para mais informações.

 

 


A Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da FURG promoverá a palestra “O Potencial Educativo do Território Hipermediatizado”, no dia 31 de março, às 19h, nas dependências do prédio da Secretaria, situado no Campus Carreiros. A palestra estará a cargo da professora Lídia Oliveira Silva, do Departamento de Comunicação e Artes, da Universidade de Aveiro/Portugal. O evento tem como público-alvo professores e tutores e será aberto à comunidade. A docente permanecerá em Rio Grande de 26 de março a 1º  de abril. Dentre as atividades, estão previstas reuniões com equipes de pesquisas, visitas nas escolas da Rede Municipal e no Centro de Convivio dos Meninos do Mar (CCMar). Lídia, que trabalha com o tema “Mídia na Educação”, também irá participar do encontro do Grupo de Pesquisa EaD-TEC. Quem quiser saber mais sobre a palestrante poderá clicar no link http://aveiro.academia.edu/LídiaOliveiraSilva. Mais informações sobre o evento poderão ser obtidas através do telefone (53) 3293-5136.